PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 38274 > FORMATURA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONáUTICA REALIZA FORMATURA DE 207 NOVOS SARGENTOS

FORMATURA

Escola de Especialistas de Aeronáutica realiza formatura de 207 novos Sargentos

Publicado: 2021-12-01 14:15:30
A turma de formandos foi composta de especialistas nas áreas de Controle de Tráfego Aéreo, Mecânica de Aeronaves, Equipamento de Voo, Material Bélico e Guarda e Segurança

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) realizou, nessa sexta-feira (26), em Guaratinguetá (SP), solenidade militar alusiva à formatura da 253ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS) - Turma Tupã.  Prestigiaram a cerimônia o Presidente da República, Jair Bolsonaro; o Ministro da Defesa Walter Souza Braga Netto; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, dentre outras autoridades. O evento marcou a promoção de 207 militares à graduação de Terceiro-Sargento da Força Aérea Brasileira (FAB), e mais quatro militares estrangeiros, sendo dois da Bolívia e dois do Paraguai.

No total, a turma de formandos foi composta por 64 mulheres e 143 homens especialistas nas áreas de Controle de Tráfego Aéreo (BCT), Mecânica de Aeronaves (BMA), Equipamento de Voo (BEV), Material Bélico (BMB) e Guarda e Segurança (SGS), que atuarão, no Brasil, em Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Conhecida como o “Berço dos Especialistas”, a EEAR é o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul e tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de graduados da Aeronáutica, oferecendo diferentes áreas profissionais para o cumprimento da missão da FAB.

"O Brasil e a Força Aérea Brasileira contam com o trabalho de vocês. Estejam preparados para atuar como um forte elo entre as mais variadas atividades do Comando da Aeronáutica. Sejam bons naquilo que fizerem e se conduzam sempre inspirados pelos nossos valores. Jamais se afastem dos princípios basilares da hierarquia e da disciplina, sustentáculos inabaláveis da nossa Instituição. Mantenham-se firmes em suas convicções, mas não desprezem as experiências alheias. Façam as suas próprias escolhas, como cidadãos e como militares, mas não  abandonem os valores que aqui vos ensinamos, tais como o patriotismo, a honra e o respeito. Parabéns Turma Tupã", discursou o Comandante da Aeronáutica.

Para o Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, que também foi aluno da EAAR, o momento celebra a superação de desafios. "Temos certeza que, ao entregar os 207 graduados à Força Aérea Brasileira, que se formaram em meio a uma pandemia, uma situação atípica, nós cumprimos o nosso objetivo. Grandes desafios foram enfrentados durante esses dois anos, mas, no final, formamos militares capacitados para a Instituição", disse.

O primeiro colocado do CFS, então aluno Paulo Augusto Naldi Marcondes, recebeu o Prêmio Força Aérea Brasileira e o Prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa. O novo Sargento foi agraciado, ainda, com a imposição da Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo. As homenagens são concedidas aos formandos que obtém a primeira colocação na classificação geral dos cursos de formação de Oficias e de Sargentos da Aeronáutica.

"Tudo que estou conquistando hoje, como primeiro colocado, eu devo aos meus amigos e aos meus companheiros de quartel, que pude conviver durante dois anos e que me ensinaram e me ajudaram muito. Se eu pudesse dar uma orientação, seria para que as pessoas não desistam de seus sonhos. Façam os sonhos se tornarem metas, coloquem datas e se dediquem muito, porque vale a pena", afirmou o Sargento Paulo.

Durante a solenidade, o Presidente Jair Bolsonaro foi homenageado com a "Ordem do Especialista Grau Engrenagem Honorário" pelo Comandante da Escola. Por fim, a tropa desfilou ao som da Canção do Especialista, letra do Suboficial George Aires Borges e Música do Capitão Músico João do Nascimento.

Confira a reportagem de como foi a solenidade.

Fotos: Müller Marin / CECOMSAER e Soldado Rabelo / EEAR

Vídeo: Suboficial Nery / CECOMSAER